Entrevista com o Designer, Ilustrador e Artesão Rafa Miqueleto

rafa miqueleto design relax

Rafa Miqueleto, nos deu a honra de conversar conosco.

Rafa Miqueleto, graduado em design gráfico pela Belas Artes, com uma especialização em direção de arte, atualmente é diretor de arte no estúdio Mol.

Muitos artistas começam a desenvolver a aptidão desde criança, foi esse o seu caso?

Com certeza, a infância é o momento em que tudo floresce. Posso dizer que foi lá que comecei a brincar de construir coisas de papel. Na adolescência tive um hiato, me interessando por outras coisas, mas na época da faculdade aquele gosto adormecido voltou à tona.

rafa miqueleto design relax
Trabalho para a TNT Energy Drink junto com o estúdio Idea Fixa

 

Tem algum processo de criação que sempre usa, um passo a passo?

Geralmente começo com um rough a mão do que pretendo que seja o resultado final, depois passo para a ilustração vetorial. Finalmente, preparo as planificações para recorte de papel e montagem manual. Às vezes pulo alguma parte do processo, como por exemplo ir direto do desenho pro recorte. Nesse caso depende muito da necessidade e natureza de cada projeto.

rafa miqueleto design relax
Desenho Louis Dega

Qual material usa para a montagem dos seus personagens e cenários?

Uso papéis de variados tipos. Para estruturas e bases, uso bastante Paraná e Foam Board. O que dá as cores e texturas ou a plasticidade das ilustrações são Canson Mi-Teintes e Color Plus.

rafa miqueleto design relax
Trabalho 52 mitos do pop

Como é juntar ilustração, artesanato e animação?

É uma forma de sair um pouco do computador e me centrar em um tipo de universo paralelo. É outra lógica de pensamento e imersão, onde me sinto mais à vontade para experimentar. Quando isso se torna uma animação então, tudo fica mais completo.

Quais as suas principais referências?

Hmm, vamos ver… Percebo que meu traço é muito inspirado por artistas como o Ziraldo, que tem uma abordagem mais gráfica e compositiva, às vezes geométrica e angular. Gosto bastante das cores e texturas do Steve Simpson, do paperart de Zim & Zou… O cenário nacional contemporâneo de ilustração é muito vasto, seria injusto citar nomes, mas Instagram e o Bate-Papo Ilustrado do Facebook como um todo me motivam bastante.

rafa miqueleto design relax
Design de interiores

Como foi ter o trabalho publicado na computer arts?

Abriram-se muitas portas para oportunidades interessantes. Até hoje guardo essas matérias com carinho, foram uma etapa importante na minha carreira.

Quais os maiores desafios que alguém dessa área enfrenta no dia a dia?

Cada um tem uma maneira muito pessoal de enxergar esse aspecto. No meu caso, o desafio é estabelecer uma identificação com os projetos que participo, de uma maneira que torne tudo mais fluído e agradável. Criar essa conexão é importante pra mim. Estou fazendo algo significativo para alguém? Estou alimentando meu próprio repertório com o que faço? São algumas das questões.

rafa miqueleto design relax
Super Mário Bros

Para finalizar, como enxerga o mercado no futuro?

Por vezes, o design e a ilustração em geral são vistos com muito pessimismo, mas não concordo com essa concepção. Dificuldades existem em qualquer profissão, o mercado é o mesmo para todos. Acho uma área muito promissora e cheia de possibilidades, tem espaço pra todo mundo, basta investir no que se acredita.

Para ver o portfolio do Rafa Miqueleto completo clique aqui.

Já conversamos com a ilustradora Carol Rempto, para ver a nossa entrevista clique aqui.

design-relax-foto

Escrito por: Rafael de Rezende Basso

Designer gráfico e web, atualmente trabalha em um e-commerce, formado pela Metodista em Mídias Digitais e pela Panamericana em Design gráfico, amante de uma boa cerveja com os amigos e SPFC de coração.

Portfólio: http://www.rrbdesign.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *